"Mais difícil do que vencer as barreiras físicas impostas pela deficiência é vencer a barreira sólida do preconceito social"

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mais de 500 pessoas participaram da abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, realizada no dia 22 de agosto deste ano na sala de artes do Centro Educacional Adamastor. Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município de Guarulhos, o evento tem como objetivo desenvolver uma série de atividades voltadas para o fortalecimento das políticas públicas para o segmento.
Na ocasião, o Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, entregou o termo de adesão ao projeto Cidade Acessível é Direitos Humanos e falou da importância das ações de acessibilidade que vêm sendo implantadas pela prefeitura: “A cidade de Guarulhos está em consonância com os esforços e investimentos que o governo Federal tem realizado na busca pela igualdade de oportunidade entre todas as pessoas”, afirmou.
Uma Central de Intérpretes de Língua de Sinais foi lançada e todos puderam testemunhar a Guarda Civil Municipal cantar o seu hino em libras, fruto de uma capacitação que estes profissionais receberam para o atendimento a pessoas com deficiência.
Durante o evento também foi lançada a pesquisa “Deficientes, onde estão?”, realizada pela Coordenadoria de Políticas da Pessoa com Deficiência do Município de Guarulhos com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Dficiência. A iniciativa tem como objetivo realizar um levantamento para identificar todas as pessoas com deficiência que vivem em Guarulhos. Os resultados da pesquisa serão usados para o aprimoramento das políticas públicas voltadas para o setor. A Semana da Pessoa com Deficiência do Município teve atividades durante toda semana, sendo realizado no dia 23 de agosto a Palestra sobre Acessibilidade e Mobilidade Urbana realizada pela Secretaria de Transportes e Trânsito do Município de Guarulhos, já no dia seguinte, 24 de agosto fora realizada a Palestra sobre Educação Inclusiva e os Desafios para os Educadores, pelo Ilmo. Professor Romeu Kazumi Sassaki. Os ultimos dois dias do evento, 25 e 26 de agosto, foram realizados no Auditório da Secretária de Assuntos Jurídicos do Município de Guarulhos, com apresentações de dança pelas Instituições, Casas André Luiz, APAE e CAPD, bem como, com palestras sobre Lei de Cotas e BPC (Loas) e Política Nacional de Saúde da PcD, seus avançoes e desafios; respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário